Era uma vez…. O Projeto GNU

11 comentários

  1. Paulo você poderia falar sobre sistema de e-mail (protocolos, SMTP, POP3, IMAP), como funciona, se possível comentar sobre o postfix

    Jose Nilton, 4 anos ago Reply

  2. Paulo, olá você poderia criar um canal no seu blog onde a gente poderia dar sugestões, assim a gente tinha um local fixo para essas sugestões.

    Minha sugestão: falar sobre a tecnologia que está mudando a TI, que é a Virtualização, sei que ela não é nova mais muita gente não consegue, falar sobre os Softwares, Xen, KVM, Qemu, Virtualbox,

    Jose Nilton, 4 anos ago Reply

    • Oi José Nilton,
      mais uma vez obrigado, sugestões anotadas.

      []’s
      kretcheu

      kretcheu, 4 anos ago Reply

  3. Note, o projeto de criação do Kernel de Linux Torvalds é de 1991, portanto, 7 anos após o projeto da Free Software Foundation ter iniciado. A GPL, o compilador GCC e o editor Emacs já estavam prontos e disponíveis juntamente com uma infinidade de programas que compunham o sistema operacional.

    June Kemp, 3 anos ago Reply

    • Olá June,

      concordo plenamente! Disse algo diferente na vídeo-aula?

      []’s
      kretcheu

      kretcheu, 3 anos ago Reply

  4. Linux foi o nome dado ao núcleo de sistema operacional criado por Linus Torvalds. Por extensão, sistemas operacionais que usam o núcleo Linux são chamados genericamente de Linux. Entretanto, a Free Software Foundation afirma tais sistemas operacionais são, na verdade, sistemas GNU, e o nome mais adequado para tais sistemas é GNU /Linux, uma vez que grande parte do código-fonte dos sistemas operacionais baseados em Linux são ferramentas do projeto GNU.

    silver price, 3 anos ago Reply

    • Olá Silver,

      correto. Eu faćo questão de chamar o sistema pelo nome certo, assim a gente tem a oportunidade de falar da liberdade dos softwares livres, da importância de compartilhar conhecimento, não se limitando a uma questão apenas técnica, como costuma ser feito por aqueles que ainda não compreendem o que são os softwares livres.

      []’s
      kretcheu

      kretcheu, 3 anos ago Reply

  5. Entretanto, é importante lembrar que o sistema, que começou tão simplesmente, como projeto de um estudante, hoje domina quase todas as categorias de computação, excetuando-se o desktop. De fato, o sistema tornou-se uma plataforma sobre a qual: circulam 70% do sistema financeiro global, a maior parte do tráfego da internet, pois empresas como Twitter, Facebook, Amazon e Google têm todo seu conteúdo armazenado em servidores Linux, é utilizado em mais de 90% dos supercomputadores atualmente existentes, é base de vários outros sistemasoperacionais que podem ser encontrados no dia a dia, como caixas eletrônicos, automóveis, smartphones e tablets que rodam o sistema Android, televisores e camcorders da Sony, o Kindle da Amazon e em outros aparelhos. Note-se que Linus Torvalds é funcionário da Linux Foundation , que dedica-se a acelerar a adoção e o desenvolvimento do Linux. A fundação, criada em 2007 e sediada em San Francisco, conta entre seus membros, com pessoas da IBM, Intel, Oracle, Cisco, Google, HP, Red Hat, e dezenas de outras empresas. Como parte da comemoração do aniversário de 20 anos do sistema operacional, um vídeo da “Linux Foundation” conta a história da plataforma Linux. Vídeo: Linux – 20º Aniversário – Legendado http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=3sKkUSRhAAU (acessado em 11/4/2011) (Você pode habilitar a legenda no botão CC. Vídeo com a história do Linux feito por ocasião do 20º aniversário em 2011. Legendado em Português (pt_BR)) Também há um site que lista as várias atividades previstas, além da festa oficial, que aconterá na Linuxcon , em Vancouver, em 17-19 de agosto. Muitas formas de participação são possíveis: pode-se gravar mensagens, criar vídeos e montar estampa de camisetas, comentando alguma experiência pessoal com o Linux. Essas mensagens serão reunidas depois em um vídeo de aniversário. E quem tem um site ou blog, pode incluir um selo comemorativo em qualquer ponto da página.

    Anderson Osborne, 3 anos ago Reply

    • Caro Anderson,

      um senão ao seu texto: Linux NÂO é uma sistema operacional, mas uma parte importante, usado em alguns sistemas operacionais, como o GNU das distribuições Debian, Ubuntu, Fedora, Suse, etc. Usado também no Android.

      Essa distinção é muito importante, pois permite que se compreenda melhor esse universo da TI.
      []’s
      kretcheu

      kretcheu, 3 anos ago Reply

  6. Olá professor… Tenho aprendido muito com seus videos… gostaria de saber mais sobre DNS em db linux para servidão de conexões internet mais afundo… Poderia ajudar?

    Luiz Henrique, 3 anos ago Reply


Deixe seu comentário